top of page

Tempo ao Tempo


Olá, eu sou Thomas Vênus e bem vindo ao Café com teclas!

Uma tecla ou duas?

Este mês, trago a vocês uma matéria para os aspirantes a escritores. Sim, você mesmo que posa suas obras no Wattpad, fica ansioso com comentários, votos e repercussão e já perdeu o controle sobre algo e

ssencial: O tempo.

Geralmente, quando postamos nossas obras online, esperamos uma chuva de comentários, críticas, sugestões e elogios, além de diversos votos e mais tantas notificações diversas. A sensação é maravilhosa, tão boa que nos motiva a escrever sempre mais. E então escrevemos.

Escrevemos sedentos por novos comentários, novos votos, novos compartilhamentos, escrevemos rápido. E quando postamos, não é nenhuma surpresa que os números abaixem. Aí vem uma decepção enorme com todo nosso trabalho, como se não valesse mais a pena escrever, desânimo e até abandono da obra.

Mas há exceções, como tudo na vida. Em algumas histórias, fanfics geralmente, os números sobem disparados. Porém, só se mantém quando a coisa mais abominável do mundo entra em ação: Cronograma de postagens.

CALMA!

Antes de arremessar seus teclados em mim, deixe-me explicar melhor…

Alguns autores costumam definir uma data de postagem, podendo ser semanal, mensal, a cada dois dias, etc. Pode parecer organização, comprometimento com os fãs e vontade de escrever, porém, com o passar do tempo, tornasse um fardo.

Para começar, somos seres humanos. O tempo é o mesmo em todos os lugares e sempre passando. Assim, temos que associar nossa vida pessoal, cheia de imprevistos, com este tempo pra escrever. Se isso já não bastasse de complicado, ainda temos a maldita criatividade.

Você pode ser a pessoa mais criativa do universo (Aliás, se não for, já fiz uma matéria sobre isso… vai lá!), uma hora a mente falha e você fica simplesmente sem saber o que fazer. Entretanto, geralmente, quando isso acontece, forçamo-nos a escrever somente para cumprir o compromisso com nossos leitores, mas escrita forçada nunca sai boa.

Sem tempo pra pensar no que escrever, encaixar na história ou revisar, postamos capítulos, muitas vezes, soltos e sem nexo, que nitidamente nem deveriam estar na história.

Nesse ponto, não tem mais como voltar, agora é adaptar a história aquela parte solta, mudando o que tínhamos planejado previamente ou colocar sua história em revisão. Aí fica elas por elas: o tempo que não demorou para postar agora se concentra em uma grande pausa, na qual, muitas coisas serão alteradas e até reescritas.

Escrever leva tempo. Às vezes mais, às vezes menos, mas precisa do seu tempo. De à sua obra todo o carinho e atenção que ela precisa, mas não se preocupe, ela espera você ter tempo para isso.

Quanto aos leitores, eles são sedentos por mais, e sempre serão assim. Ao fim de um livro, temos aquela necessidade extrema de uma continuação, de mais e mais. Mesmo quando a história já se concluiu, a curiosidade pede mais.

Porém, quem realmente gosta de sua obra, não abandonará a leitura somente por que tu funciona em teu tempo.

De tempo a suas letras, fermente e trabalhe suas ideias, crie em sua velocidade de criação!

Foi um prazer te ter aqui, volte sempre!

Com carinho,

~Thomas Vênus.


POSTAGENS EM DESTAQUE
POSTAGENS RECENTES
CATEGORIAS
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page