top of page

leitora beta eliane responde

"Leitora Beta Eliane Responde" é um projeto criado com a proposta de apoiar autores esclarecendo suas dúvidas mais frequentes.

"Leitora Beta Eliane Responde" é um projeto criado com a proposta de apoiar autores esclarecendo suas dúvidas mais frequentes.

Eliane Diniz como, leitora beta, responderá as perguntas através de uma matéria lançada 2 a 3 vezes por semana, no livro e aqui site da Lion - www.lionpublicidadeelivros.com.br

As perguntas devem ser enviadas preferencialmente através do email leitorabetaeliane@gmail.com ou nos comentários que serão encaminhados à leitora beta.

1) O que é uma leitor(a) beta ?

De uma maneira simples é a segunda pessoa a ler o livro, sendo o escritor a primeira. Daí a importância que seja uma pessoa escolhida a dedo pois, vai conhecer todo o projeto da obra.
- O primeiro critério é confiança absoluta para que seu texto não seja plagiado antes do registro.
- O segundo é maturidade  e conhecimento geral. - O terceiro e fundamental é que esta pessoa seja um grande leitor de vários tipos de livros e saiba interpretá-los.
- E o quarto é que a relação de vocês suporte opiniões diferentes, pois não adianta ter um leitor beta que concorde 100% com você. Acredite, não existem textos que não possam ser melhorados, principalmente no início.

Esta é uma versão resumida do papel do leitor beta, porém um conselho; se não tiver um bom candidato a beta é melhor não ter ninguém discutindo seu texto sem qualificação para isso.

 

2) Quais perguntas podem ser enviadas?

Como o leitor beta não faz a correção gramatical, que é trabalho sério feito por um revisor, perguntas sobre gramática, sintaxe, concordância e afins não são o foco da leitora beta e portanto também não é foco desta coluna.

Nosso objetivo é funcionar como uma plataforma de direcionamento do trabalho dos autores que nos procuram. Pedimos que as perguntas sejam feitas de modo genérico, e caso hajam citações de seus textos, que sejam apenas pequenos exemplos; lembro que esta coluna é pública e não gostaríamos de ajudar plagiadores e prejudicar nossos autores.

As respostas terão um tom mais genérico afim de que sejam preservadas tanto propriedade intelectual dos autores tanto o objetivo máximo da coluna que é a sua publicidade, que permite que todos possam se beneficiar.

É ideal que se proponham perguntas sobre qualidade de texto, formação de personagens, timing, execução, plot twists (momentos surpresa, reveladores, que mudam completamente o rumo da história, revelações), desenvolvimento narrativo, perspectiva do narrador, acuidade histórica, social e econômica, perspectivas geográficas na criação da obra, formação de prefácios, prólogos e epílogos, continuações e outros temas pertinente à boa execução da obra.

No mais, vou receber a todos com muito carinho (e ansiedade até) e me coloco desde já à disposição de todos vocês!

Um grande abraço,

Eliane Diniz.

Eliane Diniz, nascida e residente em Belo Horizonte, Minas Gerais. Tem 50 anos, é formada em Administração pela UFMG e Pós-graduada no Laboratório de Finanças – FIA/USP.

Atua no Mercado Financeiro há quase 30 anos como Gerente de Busisness de Grandes Empresas. Atuou com treinamento e auditoria em grandes bancos e cursos preparatórios de pessoas em nível gerencial.

Leitora voraz desde os 9 anos, aos 11 descobriu os clássicos, começando com José de Alencar e Machado de Assis. Caminhou pelos clássicos mundiais ingleses e se apaixonou pelos russos, principalmente Tolstoy (Guerra e Paz).

A partir daí o mundo não teve limites; literatura, economia, filosofia, romances contemporâneos, espíritas, best sellers, autoajuda, romances eróticos, além de revistas e jornais diários,

Desta paixão nasce esta coluna. Uma verdade inconteste: ninguém é bom escritor, sem que antes seja um grande leitor.

bottom of page