top of page

Autora Clara Taveira

Olha eu de novo aqui genteeee linda! Vou começar essa entrevista bem diferente das outras hoje.

Me belisca que tô bege, passada e com faniquito! 😂😂

A minha entrevistada de hoje é alguém que tenho acompanhado desde o meu nascimento no mundo do Wattpad, de longe, mas me sentindo de perto (porque sou dessas 😋). Cara! Que mulher atenciosa! Ela me intimida, é sério! Sabe aquelas pessoas "fodonas" (desculpa a palavra) que é professora e revisora profiiii que te dá medo de escrever até uma frase de bom dia errado? Pois é... É como eu me sinto, sendo avaliada pela minha professora Berenice que dizia: "fulana (meu nome verdadeiro completo) não é assim que se escreve presta atenção!" 😨😢😭🤓😍😂 Tá eu sei, ela não é assim. Mas enfim, é como me sinto as vezes, coisa minha... (pronto falei, tô leve).

Não sei nem por onde começar, então vamos pelo básico (perguntas padrões) para conhecermos um pouco dessa gatózaa ruiva radical Clara Taveira (conhecida por muitos por: A embaixadora do Wattpad, Taveirão, uma das adms do maior grupo do face do Wattpad Brasil) dentre muitas coisas boas que vou deixar pro final, exatamente pra vocês deixarem de ser preguiçosos e lerem tudo, porque conhecendo um pouco do humor dessa mulher, vai valer umas boas risadas.

Partiu... 😎

Primeiramente gostaria que se apresentasse para nossos leitores:


Olá! Meu nome é Clara Taveira, tenho 26 anos, sou casada e moro no Rio de Janeiro!

Autora: ClaraTaveira


Cite 10 coisas que considera uma paixão e não vive sem.


Churros. Ler. Revisar. Brincar no Photoshop. Falar no Whatsapp com os amigos (adoro!). Jogar videogame. Churros. Namorar meu marido. Escrever. Procurar novas músicas. Bolo de churros. Já mencionei churros?


Cite 2 fatos estranhos sobre você.


Eu espirro no sol, sempre. Só sair na rua e o sol bater no meu rosto, pronto. Já tô espirrando. Eu tenho PAVOR de multidões. Me dá até falta de ar. Carnaval é o inferno na Terra pra mim.


PRONTO, podemos começar.

1) Conte-nos como foi sua história com a leitura. Quando começou a se interessar em ler?


Comecei aos 4 anos de idade. Minha mãe é pedagoga, então ela me alfabetizou em casa e sempre me incentivou. Não era muuuito de comprar brinquedos, mas livros? SEMPRE!


2) Cite-nos 5 livros que influenciaram ou marcaram sua vida, classificando-os da seguinte forma: Emocionante, Revoltante, Divertido, Motivacional e Inspirador.


Emocionante: Cidade de Deus - Paulo Lins (chorei que nem uma criança em vários momentos) Revoltante: As Boas Mulheres da China - Xinran (aliás, qualquer livro dessa maravilhosa autora te deixa revoltado, por mostrar uma realidade muito cruel, sabe?) Divertido: Aventuras de uma Pseudo-Virgem - Iris Bahr Motivacional: Elle: Música, Amor e Amizade - Aretha V. Guedes (foi o primeiro romance que eu revisei, e me motivou a muitas coisas, então... :D) Inspirador: As Cordas Mágicas - Mitch Albom


3) Agora cite o gênero de livros que não pode faltar em sua vida.


Romance!


4) Qual seu autor/escritor favorito? E qual o livro dele que mais gosta?


Eu sou meio cachorrona literária, adoro um monte. Realmente não tenho um autor favorito, juro pra você...


5) Quando percebeu que tinha prazer em escrever contando suas histórias? Quem, qual livro ou o que lhe inspirou a começar a escrever?


Quando comecei a trabalhar, láááá nos meus 17 anos. Em determinado dia da semana, eu abria a loja em que trabalhava, mas ninguém ia, pois era um dia morto na cidade, sabe? Então eu ficava sem fazer nada. Foi aí que comecei a escrever. Mas só comecei a publicar coisas aos 24 anos, no Wattpad.


6) De onde vem seus personagens, suas histórias? Se identifica com os personagens de alguma história sua? Se sim, diga-nos qual e de qual livro?


Tudo que escrevo vem de tudo que eu vejo. Minhas "musas", digamos assim, podem ser desde minha avó até um cachorro que vi em um parque um dia e me inspirou a fazer um conto sobre gatos. Sim, é totalmente aleatório, não faz o menor sentido, né? Mas é bem assim... Hahahaha :D Me identifico com todos e com nenhum ao mesmo tempo. Também não faz sentido? Ai, Deus, não estou colaborando, né? HAHAHAHAHA


7) Quando e de que forma começou a escrever? Foi em papel, celular, computador ou tablet etc? O que prefere?


Comecei no papel, num caderninho com um cachorro estampado na capa, mas depois fui para o computador. Não saio dele, só consigo escrever em um teclado físico. É quase impossível escrever em tablet ou celular para mim.


8) Quando e como conheceu a plataforma Wattpad? Foi leitor primeiro ou já conheceu sendo autor/escritor?


Uma conhecida me apresentou quando passou uns dias na minha casa para ir ao Rock in Rio! Ela disse que eu precisava postar meu primeiro romance, Lena, lá, e foi o que eu fiz. Acho que fiz minha conta em 2015.


9) Qual a sensação de saber que outras pessoas estão lendo, curtindo e comentando sua obra/história/livro? Você os responde, interage com seus leitores? Se sim... Conte-nos uma experiência...


Sempre! Faço o possível e o impossível para responder todos, mesmo que demore. Já tive experiências incríveis com leitores, cara. Coisa de me fazer chorar, sabe? Pessoas que leram os livros e se sentiram representadas, sentiram coragem de revelar segredos, traumas. Uma coisa de louco, me arrepio até o cérebro, hahaha!


10) Você esperava retorno no Wattpad? Desanimou alguma vez?


Creio que uma vez eu desanimei, mas foi de tudo, não só do Wattpad. Foi um momento complicado na minha vida, mas passou. :D


11) Conte-nos um pouco da sua experiência com a plataforma, curiosidades, alguma situação triste, emocionante ou engraçada.


Eu não tenho do que reclamar do Wattpad. Não digo isso porque sou embaixadora, mas porque eu realmente tenho um carinho enorme por ele. Acho uma proposta absurdamente fantástica, empoderadora, libertadora, motivadora, um monte de "oras", hahahaha. Uma situação emocionante? Vixi, várias! Como eu citei antes, em vários momentos recebi mensagens lindas de mulheres falando como minhas histórias afetaram a vida delas de algum modo positivo. Não tem nada que pague o que essas mensagens significaram pra mim.


12) Apresente-nos sua obra e conte-nos um pouco sobre ela. Se tiver mais de uma, conte-nos um pouco sobre cada uma e qual é a mais marcante para você.


Eu tenho, ao todo, três livros completos e três contos. Vou explicar direitinho:

- Lena - Abrindo as Asas: primeiro livro que escrevi. Faz parte de uma "duologia" e conta a história de uma costureira, Helena Maria, que tenta se libertar de amarras sociais. É contemporânea, se passa no Rio de Janeiro em 2015, mais ou menos, e é um romance com humor, umas pitadinhas de drama e hot e reflexões sobre o papel da mulher na sociedade. É, claro, meu preferido. Primogênito, né? :D

- Lena - Alçando Voo: segundo livro da duologia, mostra uma Lena mais madura e mais segura de si. É o livro mais romântico da duologia, e foi delicioso de escrever, já que encerra o ciclo da Lena (a duologia Wings é contada alternadamente: passado, com Lena adolescente, e presente, com Lena adulta). Ou seja, o segundo livro termina onde o primeiro livro começa.

- Amor nas Alturas: universo paralelo de Lena, onde a costureira vai trabalhar para a banda Jack Rock, de Aretha V. Guedes. É uma história independente de Lena, pode ser lida sozinha, e é exclusiva do Wattpad. Ficará lá para sempre. Ah, e é cheeeia de artes e música! :D

- Invisível: conto sobre racismo, sororidade, oportunidades e desigualdade social. Foi inspirado em colegas de trabalho que tive quando trabalhei em lojas de roupas no Rio de Janeiro. Foi um soco no estômago de escrever, mas foi necessário, e é minha obra mais séria de todas. Gosto muito dela.

- Rio, Como a Música: conto romântico inspirado na música I Bet You Look Good On The Dancefloor, da banda Arctic Monkeys. Ficou em terceiro lugar no concurso do ProjetoAM, do Wattpad, e eu AMEI criar essa história. Foi uma delícia de fazer. Também está na Amazon, como todas as minhas obras, salvo Amor nas Alturas.

- Luzes na Cidade: conto porradeiro. Explico: meu marido escreveu e eu entrei com coautoria. É triste pra diabo, já vou avisando, mas é incrível. Meu marido escreve muito bem, cá entre nós. :D


13) Seus personagens têm alguma inspiração na vida real, através de você ou de alguém próximo?


Sim, sim! Minha vó, minha mãe, meus amigos, conhecidos, qualquer um é motivo de inspiração pra mim.


14) Qual sua relação com seus leitores e como eles tem reagido com suas histórias? Alguma experiência divertida, triste ou emocionante com algum leitor?


Maravilhosa! Como comentei antes, Lena, principalmente, é um livro que mexe muito com meus leitores, em especial as mulheres, por ser um livro ao mesmo tempo leve e sério, divertido e emocionante, romântico e não-romântico. Há muita identificação por parte das leitoras, sabe? É muito gratificante saber que meus livros tocam as pessoas de um jeito positivo.


15) O que mais gosta nas suas histórias e acredita que os leitores irão gostar?


Eita, não sei. Minha acidez? Não sei, juro que não sei, HAHAHAHA! Já fico feliz se eles gostarem de qualquer coisa!


16) O que mudou em sua vida após ter começado a escrever?


Tudo. Nem sei explicar, cara... Tudo. Fiz amizades incríveis, encontrei minha profissão (sou revisora profissional), escrevi histórias que emocionaram pessoas (como assim, gente? nunca achei que isso aconteceria!). Tudo mudou, tudinho. Para melhor, com certeza!


17) O que diria para alguém que é novo na plataforma e ainda não obteve muito retorno em suas histórias? E o que diria para quem está querendo experimentar para compartilhar suas histórias? Vale a pena? Baseado na sua experiência com a plataforma o que pode dizer a eles?


Minha principal dica é: TENHA CALMA! Pare de reclamar, não vá em grupos chorar, se esforce, interaja com outros autores, LEIA outros autores, aprenda, procurem profissionais com formação para trabalhar com você, revisores, diagramadores, capistas, aceite críticas e TENHA PACIÊNCIA. Essa, para mim, é a chave do sucesso. Sim, vale MUITO a pena. É gratuito, você tem retorno dos leitores, faz amizades, aprende muito. Eu recomendo o Wattpad para todos que querem começar a publicar suas coisas. Não há dúvidas, é a melhor plataforma para isso na minha opinião.


18) Cite um parágrafo, uma frase ou um pequeno texto de sua autoria que marcou sua vida e gostaria de compartilhar com os nossos leitores, cite a referência se for de alguma obra publicada na plataforma.


"Esse tipo de coisa não se supera, Lena. A gente aprende a conviver. É algo que faz parte de você agora e que, graças a diversos fatores, como sua amiga, sua força física e sua força interior, te mudou, e não só de um modo negativo." Gabriel conversando com Lena sobre os traumas que a costureira carrega por ter sido agredida. Está disponível em Lena - Abrindo as Asas (Wattpad e Amazon, você escolhe) e foi um trecho que eu amei escrever, pois realmente acredito nas palavras do segurança da Jack Rock. Certas coisas, a gente realmente não supera, a gente aprende a conviver com as cicatrizes, e tudo bem! Não tem problema! :)


19) Agora faremos um bate rebate. Eu pergunto algo e você responde com o mínimo de palavras possíveis, uma até se conseguir.


Vamos lá:

* Um Sonho: um Kindle à prova d'água! * Uma Perda: algumas amizades. * Uma alegria: literatura. * Uma tristeza: racismo. * Um livro no Wattpad: Ink Me - Ivanka Majewski (poxa, escolher só um?) * Um autor no Wattpad: Aretha V. Guedes * Uma dica: tenham paciência, Roma não foi construída em um dia. * Um filme: O Fabuloso Destino de Amélie Poulain * Uma série: How I Met Your Mother ou RuPaul's Drag Race. * Praia ou Campo? Campo * Europa ou América? América (do Sul) * Romance ou Erótico? Os dois!! * Bruxo ou Vampiro? Bruxas! * Editora ou Amazon? AMAZON * Livro Físico ou E-book? E-book!


20) Por fim, deixe-nos suas redes sociais, contato, perfil no Wattpad e conte-nos as novidades, projetos para o ano de 2017.


Opa, é pra já!


Sobre as novidades!


Minha empresa está em processo de expansão, estou treinando um estagiário para trabalhar comigo como revisor e também para cuidar da parte técnica da Taveira Revisões: manter meu site, fazer meus cartões de visita de revisora, meus marcadores de página como autora, etc. A TR é uma empresa minha, possui um CNPJ, é registrada, tudo certinho, então é muito emocionante ver tudo caminhando.

Quando à literatura, estou com projetos de escrever em parceria com várias autoras maravilhosas, como a Aretha V. Guedes, Carol Moura, Ana Luiza Marriel, Ivanka Majewski e, pasmem: MINHA MÃE! Sim, estamos escrevendo um romance juntas! Taveirão Mãe e Taveirão filha! HAHAHAHA :D


Como blogueira, meu projeto principal é escrever a maior quantidade de resenhas de autores independentes possível, pois eu acredito muito na literatura nacional e quero ajudá-la a crescer do jeito que eu puder!


Perguntas Extras


1# Vamos lá, existem tantos atributos a você que não sei por onde começar: professora, revisora, autora, colunista do blog Encontros Literários, gamer, amante de livros, embaixadora do Wattpad, uma das administradoras do grupo mais famoso de Wattpad Brasil no facebook, carioca, esposa, dona de uma língua afiadíssima e uma personalidade única, divertida, cativante e confesso que até um pouco intimidadora. Clara Taveira, apelidada pelos mais chegados de Taveirão e conhecida antigamente pelo pseudônimo Sissy Walker... Ufa! Cansei... fora tudo que não tive o privilégio de conhecer. MULHER, vem cá, chega mais... Me conta como você consegue conciliar tudo isso na sua vida? Qual é o seu segredo? Compartilha conosco, "seres humanos, meros mortais", como consegue? Alguma dica ou estratégia de como é possível fazer tudo isso ao mesmo tempo e com qualidade?


Eita, que coisa linda! Acho que corei. Não, tenho certeza, corei. HAHAHAHAHA Olha, muito café, muita cumplicidade entre eu e meu marido e meu estagiário e humildade acima de tudo. Juro, eu pareço intimidadora, mas sou um labrador. Só tenho tamanho! Claro, vez ou outra aparece um ser do limbo querendo me testar ou montar em mim, aí o labrador vira um pinscher (ah, vai, gente, tem cachorro mais assustador que o pinscher? MORRO DE MEDO), e eu me defendo, defendo meu trabalho, as pessoas que eu amo e me importo com meus caninos tortos! Mas acho que, no geral, eu consigo dar conta de tudo botando em mente que é algo que eu amo fazer, que eu tenho orgulho de fazer, que eu sinto que pode ajudar não só a minha família, mas outros autores que estão em busca de seus sonhos, sabe? Isso é o que mais me motiva. Sei que parece discurso de miss, mas é verdade.

AH, E CHURROS!! CHURROS É O SEGREDO DA JUVENTUDE, FELICIDADE E DISPOSIÇÃO. Aliás, quero comer um agora.


2# Atualmente você está com 4 obras no Wattpad, tendo uma delas em destaque na plataforma. Gêneros diferentes, porém sempre com uma pegada gostosa de humor em sua escrita. Você pode considerar que o humor é uma das chaves do sucesso de suas obras?

Sucesso? Qual?


HAHAHAHAHAHAA Não, brincadeira, falando sério, eu acho que o humor é algo tão presente em minha vida, que eu não consigo me afastar muito dele. Vez ou outra, eu até consigo escrever algo sério, sem fazer piada de algo, mas a sensação que fica é que eu não botei tempero na comida, sabe? Fica tudo insosso, sem sabor...


3# Sua obra em destaque no Wattpad já ultrapassou 60k views, e quando eu digo destaque, digo aquele lugar especial na plataforma do Wattpad para alguns livros. Como foi a sensação de ver ele chegando lá? Compartilha conosco sua reação em forma de escrita literária (como se fosse um conto) se possível, por favor?


Claro! Farei um microconto!

Lá estava Clara, trabalhando em seu computador em uma terça-feira como outra qualquer, quando um barulho é ouvido do quarto. Crec. Poft! Raphael, o marido, sai correndo para ver o que aconteceu e encontra Clara largada no chão ao lado de uma cadeira quebrada. Assustado, ele ajuda a esposa a se levantar e pergunta o que houve. Clara, ainda meio lerda, pega o braço quebrado da cadeira, entrega para o marido e diz: "Eu caí da cadeira e a quebrei... Tem como colar de volta?" Raphael diz que provavelmente sim e promete tentar consertar a cadeira da esposa, que apenas balança a cabeça concordando. Em seguida, ele pergunta como aquele acidente aconteceu. Clara levanta a cabeça, afasta os cabelos vermelhos da frente dos olhos e diz somente: "Lena virou destaque em Literatura Feminina, então eu fiz check-in no chão, de tão impressionada que fiquei." Raphael sorri ao ver a conquista da esposa e promete que comprará um bolo de churros para comemorar. Crec. Poft! Clara fez check-in no chão mais uma vez e quebrou o outro braço da cadeira. "Talvez seja hora de comprar uma cadeira nova.." Raphael conclui com um suspiro enquanto tenta levantar sua esposa desastrada do chão.

Fim.


4# "Lena - Abrindo as Asas", um nome que eu amo diga-se de passagem já que o meu nome (tá, pseudônimo) é Lene, tem uma história voltada ao público feminino, mas que pode tranquilamente conquistar alguns corações masculinos devido ao humor na história. Conte-nos como surgiu essa história? Onde se inspirou? Alguma inspiração pessoal?


Olha, isso não posso negar: emprestei várias histórias reais minhas ou de conhecidos para Lena. Por exemplo, o problema de Lena com a igreja aconteceu comigo e várias amigas em uma igreja, digamos... complicada demais para se chamar de "igreja cristã". Outras coisas, como o lance da costura, peguei da profissão mais comum na minha família: um monte de gente é ou costureiro ou artesão lá. Lena é uma mistura de coisas que eu vi, vivi ou ouvi com coisas que eu sonhei, pensei ou criei. Creio que seja por isso que é meu livro preferido, né? :D


5# Uma de suas obras que realmente é emocionante (pelo fato de ser uma homenagem à sua avó) e muito divertida chama-se: "Meu armário de cerejeira" por favor, conte-nos como foi que sentiu essa vontade de homenagear sua avó e como a história flui? Ela te ajuda? As histórias são verídicas ou inspiradas?


Acredite se quiser: TODAS AS HISTÓRIAS SÃO VERDADEIRAS! Eu ligo para minha avó todos os dias, 8 horas da manhã, e ela passa uma hora falando, contando coisas do dia dela, eventos passados, etc. Sempre compartilhei algumas dessas histórias no Facebook, e vários amigos pediam para eu reunir todas em um livro. Aí veio a ideia do MAC ser postado no Wattpad. Os capítulos são diários, e eu escrevo à medida que minha vó vai falando. Não há capítulos de reserva, é tudo escrito e postado na mesma hora. Minha vó é uma figura, divertidíssima, então escrever MAC é muito, muito gostoso!


6# Sua obra "Amor nas alturas" tem uma certa ligação com "Lena", mas ao mesmo tempo pode ser lido individualmente, qual foi sua intenção ao escrever? Dar continuidade a Lena ou criar um mundo paralelo? Conte-nos um pouco sobre essa história que tem uma pegada bem interessante com muitas mídias utilizadas. E falando nela, meus parabéns! Tem crescido rápido!


Muito obrigada! :D Quando eu entrei no Wattpad, conheci um livro com nome semelhante ao meu: Elle, apelido de Helena, nome da minha protagonista. Acabei fazendo amizade com a autora, Aretha V. Guedes, e nós fizemos um crossover, ou seja, um encontro entre os dois mundos. Ele pode ser lido em Lena 1 e em Elle 3 (e no conto Gabriel também). Foi uma das melhores experiências como escritora que já tive. A Lena tem um relacionamento rápido com o segurança da banda Jack Rock, do livro Elle, e a química entre os dois foi tão forte, que muitos leitores pediram mais do casal. Infelizmente, a história de Lena já estava escrita, então não dava para modificar, mas eu prometi para mim mesma que faria um conto, uma brincadeira: o que teria acontecido se Lena e Gabriel tivessem uma chance de se reencontrarem? Daí veio Amor nas Alturas. Era para ser um conto, virou uma novela e virou um romance, dividido em 3 temporadas. É um universo paralelo da Wings e da Jack Rock, há algumas modificações, mas a essência do encontro de GABLENA é a mesma. A história se passa em diversos países europeus, em uma turnê da banda de rock, e foi DELICIOSO de escrever. Amo de paixão esse livro, pois foi escrito em um momento que eu estava meio... desanimada com tudo, então ele me ajudou muito a dar uma energizada, sabe? Ah, e as mídias! EU AMO ESCOLHER / FAZER AS MÍDIAS! As artes, a seleção de imagens, as músicas... Que delícia!! Me divirto muito!


7# Como se sente tocando milhares de pessoas com suas histórias? Alguma experiência emocionante ou divertida de algum leitor que se identificou com sua história ou teve alguma reação exagerada (extrema)?


Eita, milhares? HAHAHA FIQUEI COM MEDO AGORA!! HAHAHAHA Sim, várias! É maravilhoso, é empolgante, é uma injeção de energia e animação saber que há gente que gosta do que eu tenho para contar!!


8# Você lê livros no Wattpad, certo? Pode nos indicar 5 livros que você diria: "cara, você precisa ler esse livro!"?


Vixi, só cinco? Vou facilitar: tenho uma lista de livros que eu já li ou que tem uma sinopse maravilhosa, posso compartilhar aqui? https://www.wattpad.com/list/364773585-me-encantaram-pela-capasinopse Há também uma lista no meu perfil chamada "Lidos e Amados". Tem várias coisas maravilhosas lá!


9# Você tem planos para seus livros? Torná-los Ebooks na Amazon ou em físico? Se sim, qual a previsão para te-los em nossas estantes? Se já tem algum, compartilhe conosco onde podemos adquirir?


Sim, sim! Todos os meus livros (com exceção de Amor nas Alturas, que é exclusivo do Wattpad, e Meu Armário de Cerejeira, que provavelmente vai ficar no Wattpad por milênios) ou estão ou irão para a Amazon. Sobre livro físico, ainda não tenho desejos quanto a eles. Se, porventura, a Amazon criar aquele esquema de impressão por demanda, aí sim, eu topo. Mas, por enquanto, não faz parte dos meus planos ter livros físicos. :)


Foi um prazer conhecer um pouco sobre você. Estamos ansiosos pelas suas próximas histórias. Nunca desista de seus sonhos, valorize cada leitor, só o fato de estar compartilhando algo que saiu do seu coração com alguém já valeu a pena. Motivar, entreter ou inspirar pessoas é uma dádiva. Obrigado a você que dedica-se a isso.


Imagina, eu que agradeço pela oportunidade! Muito obrigada, de coração, me diverti muito respondendo a essa entrevista. Desculpa, falei demais, né? Quando eu me empolgo, eu falo pra cachorro!

Agora vou comer uns churros! Beijos!

Falou nada! EU AMEI 😍 Me diverti muito fazendo essa entrevista e tenho certeza que o pessoal vai amar! Talvez eu que tenha me empolgado aproveitando pra arrancar o máximo de você! 😎😂


Graças a pessoas como você, os escritores/autores, nosso mundo fica mais divertido, emocionante e podemos viajar a mundos e lugares talvez jamais visitados ou conhecidos antes.


Um grande abraço da equipe do Wattpad Br Divulgações, desejamos SUCESSO!

Conheça os livros da Autora:




POSTAGENS EM DESTAQUE
POSTAGENS RECENTES
CATEGORIAS
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page