top of page

Autora Aretha V. Guedes

Olá seus lindos e suas lindas! 🤗

Tô toda boba hoje com essa entrevista, amei muito conhecer um pouco mais sobre essa autora incrível. 😍

A entrevistada de hoje é alguém que tenho acompanhado faz um tempo no Wattpad e que admiro muito. É uma imensa honra entrevistar a autora Aretha VGuedes. 🤓👑💎

Vamos conhecê-la?


Cite 10 coisas que considera uma paixão e não vive sem.


Meu marido, meu filho, meus amigos, livros, escrever, séries, chocolate, filmes, dormir, Whatsapp e Wattpad. Não necessariamente nesta ordem, depende do humor.


Cite 2 fatos estranhos sobre você.


Eu sou igual criança desconfiada, que é tímida no início e depois se solta. Odeio me meter em briga, mas quando entro, é difícil sair.


PRONTO, podemos começar.

1) Conte-nos como foi sua história com a leitura. Quando começou a se interessar em ler?


Na alfabetização! A minha escola fez um passeio a uma editora de livros didáticos e paradidáticos. Fiquei encantada por aquele mundo de livros.


2) Cite-nos 5 livros que influenciaram ou marcaram sua vida, classificando-os da seguinte forma: Emocionante, Revoltante, Divertido, Motivacional e Inspirador.


Emocionante: Olhai os lírios dos campos. Revoltante: Debt – não lembro o nome da autora, mas lembro que queria matar a personagem para deixar de ser trouxa. Divertido: Qualquer um da Lynsay Sands. Motivacional: Tem um que li quando criança, falava sobre uma menininha autista. A história era fantástica, mas li há muito tempo e não consigo recordar o nome. Inspirador: Todos os livros são inspiradores. Sei a luta que é para ter um livro pronto para ser lido.


3) Agora cite o gênero de livros que não pode faltar em sua vida.


Fantasia


4) Qual seu autor/escritor favorito? E qual o livro dele que mais gosta?


Não vou falar nacional porque tenho muita amiga autora com livros maravilhosos e não posso escolher apenas uma delas. Lynsay Sands, adoro o seu humor leve e me identifico muito com o livro O amor é cego.


5) Quando percebeu que tinha prazer em escrever contando suas histórias? Quem, qual livro ou o que lhe inspirou a começar a escrever?


Percebi que tinha prazer no momento que comecei a escrever. Começou com uma amiga minha, Maiara Grimm, eu era leitora beta dela. Decidi começar a escrever ao invés de apenas betar.


6) De onde vem seus personagens, suas histórias? Se identifica com os personagens de alguma história sua? Se sim, diga-nos qual e de qual livro?


Não sei dizer de onde eles vêm, exatamente. Da música, talvez. Acho que todos os personagens têm uma pitada do autor ou de conhecidos do autor. Um trejeito, uma fala, uma mania. Sempre há.


7) Quando e de que forma começou a escrever? Foi em papel, celular, computador ou tablete etc? O que prefere?


Comecei em junho de 2015, pelo computador mesmo. Escrevo onde der, celular, tablet, computador, mas morro de preguiça de escrever no papel. Sempre mudo tudo na hora de digitar.

- Quando e como conheceu a plataforma Wattpad? Foi leitor primeiro ou já conheceu sendo autor/escritor?

Conheci no início de 2015 e comecei como leitora, demorei meses para começar a escrever.


9) Qual a sensação de saber que outras pessoas estão lendo, curtindo e comentando sua obra/história/livro?


Você os responde, interage com seus leitores? Se sim... Conte-nos uma experiência... Maravilhosa! Tento interagir ao máximo, tem o grupo do Whatsapp com algumas. Procuro sempre responder, às vezes acumula porque são muitas.


10) Você esperava retorno no Wattpad? Desanimou alguma vez?


Às vezes a gente desanima porque divulgar é cansativo e demorado. Euj sonhava com o retorno, mas não esperava muito.


11) Conte-nos um pouco da sua experiência com a plataforma, curiosidades, alguma situação triste, emocionante ou engraçada.


A minha experiência com a plataforma foi maravilhosa! Conquistei os leitores com certa rapidez, eles interagiam bastante. Até eu ficava com medo de decepcionar depois. Ainda bem que consegui alguns bem fiéis. No início de 2016 virei destaque em Romance, no final do ano ganhei o Wattys 2016 com o livro de dicas sobre a plataforma e em 2017, o meu livro Reich – entre vampiros e deuses, passou o mês de Janeiro quase todo em primeiro lugar no ranking. Tenho leitores maravilhosos, com comentários perfeitos. Já recebi muita mensagem linda que sempre me deixa emocionada.


12) Apresente-nos sua obra e conte-nos um pouco sobre ela. Se tiver mais de uma, conte-nos um pouco sobre cada uma e qual é a mais marcante para você.


Série Jack Rock (Foi o meu primeiro contato com a escrita, hoje o livro 1 é destaque na categoria Romance do Wattpad).

Aos 14 anos, Elle tinha uma vida perfeita, com pais amorosos, lar feliz e seu vizinho e melhor amigo, Chris, por perto. Porém, em uma noite fria, seu amigo vai embora em busca de seu grande sonho: se tornar uma estrela do rock. Quatro anos depois, quando uma tragédia os reúne, Chris, agora guitarrista da famosa banda Jack Rock, vai ao resgate de sua amiga de infância, que está crescida e não quer mais ser protegida. Conseguirá a amizade de infância resistir à vida adulta, ou a busca de Elle pela independência a levará para outros caminhos?

Trilogia Elle Elle – música, amor e amizade Elle – sombras do passado Elle – Amor e redenção Spin-off: Box de contos da Jack Rock Gabriel

Reich – entre vampiros e deuses (Foi o meu primeiro de Fantasia, começou como um conto escrito em 2015 para o concurso de Amor à primeira vista do perfil oficial do Wattpad RomanceBR. Foi um dos premiados do concurso e no final de 2016, resolvi transformar em livro. Ficou no primeiro lugar do ranking durante quase todo o mês de Janeiro. Amei escrever Fantasia, a liberdade criativa e a reação do público são mais intensas.)

O Reich é um lugar de mistérios. Quem vê de fora, pensa que se trata de mais um clube seleto para ricos no interior do Brasil. Aparências, no entanto, podem enganar. Ele é muito mais do que um clube, é um refúgio para uma perigosa espécie.

Isadora sempre foi uma criança peculiar, não é todo mundo que consegue levantar um carro ou ouvir através da parede. Aos trinta anos, usa suas habilidades especiais para desvendar os mistérios do seu próprio passado, como a lembrança de uma mulher que Isadora acredita ser sua tia. As pistas a levam ao misterioso Reich, onde descobre que a verdade sobre seu passado é crucial para que ela sobreviva ao presente. Seu futuro se torna incerto e Izzy se vê presa em um jogo de mentiras milenares e sedução, onde ninguém é o que parece ser.

Entre no Reich com Isadora e descubra que confiar na pessoa errada pode ser... Mortal.

No Rules – não há regras no prazer (Esse é um conto exclusivo para Amazon, será lançado em breve. Talvez ainda este mês)

Esta não é uma história de amor. Você não encontrará nestas páginas declarações românticas. Curto, sexy e quente, No Rules é um conto sobre uma mulher que sabe o que tem e consegue o que quer, mesmo que precise quebrar algumas regras no caminho.

Amor em Desafio (Esse será um verdadeiro desafio! Espero que dê certo.)

Você, caro leitor, já quis fazer parte de uma das histórias que tanto ama ler? Talvez tenha aquela música favorita que embalou sua vida e seria perfeita em uma história. Agora você pode ser uma parte ativa de um romance. Amor em desafio é uma coletânea de contos. Cada conto será inspirado em uma música indicada por um leitor.

Wattpad – Trocando experiências (vencedor do Wattys 2016, escrito em coautoria com Clara Taveira e Manu Sousa) É um guia básico com algumas das dúvidas que mais aparecem nos grupos do facebook sobre o wattpad.


13) Seus personagens têm alguma inspiração na vida real, através de você ou de alguém próximo?


Tem um personagem que baseei na profissão do meu marido, o psicólogo hospitalar David Junior da série Jack Rock.


14) Qual sua relação com seus leitores e como eles tem reagido com suas histórias? Alguma experiência divertida, triste ou emocionante com algum leitor?


A relação é maravilhosa, tenho vários comentários lindos. Estou adorando ter um grupo dos meus livros no Whatsapp e é muito divertido conversa com elas diariamente.


15) O que mais gosta nas suas histórias e acredita que os leitores irão gostar?


Mulheres fortes que poderiam viver muito bem sem um homem. Sem submissão.


16) O que mudou em sua vida após ter começado a escrever?


Tudo, eu descobri o que faltava em minha vida.


17) O que diria para alguém que é novo na plataforma e ainda não obteve muito retorno em suas histórias? E o que diria para quem está querendo experimentar para compartilhar suas histórias? Vale a pena? Baseado na sua experiência com a plataforma o que pode dizer a eles?


Vale, sim. Contudo, não é fácil. Não tem fórmula mágica, vai aprendendo na tentativa e erro. Quem quiser algumas dicas, no meu perfil tem o Wattpad: Trocando experiências, com algumas dicas para iniciantes. Foi o livro vencedor do Wattys 2016.


18) Cite um parágrafo, uma frase ou um pequeno texto de sua autoria que marcou sua vida e gostaria de compartilhar com os nossos leitores, cite a referência se for de alguma obra publicada na plataforma.


"Meu coração está partido em pedaços e minha única esperança é que eu consiga juntar os cacos do que sobrou de minha vida e me reerguer com minhas próprias pernas." Elle – música, amor e amizade


19) Agora faremos um bate rebate. Eu pergunto algo e você responde com o mínimo de palavras possíveis, uma até se conseguir.


Vamos lá:

* Um Sonho: editora * Uma Perda: minha avó * Uma alegria: meu filho * Uma tristeza: desunião na literatura * Um livro no Wattpad: Amor nas Alturas * Um autor no Wattpad: Clara Taveira * Uma dica: persevere * Um filme: Entrevista com o vampiro * Uma série: Lúcifer * Praia ou Campo? Campo * Europa ou América? Europa * Romance ou Erótico? Romance * Bruxo ou Vampiro? Vampiro * Editora ou Amazon? Depende * Livro Físico ou Ebook? Ebook


20) Por fim, deixe-nos suas redes sociais, contato, perfil no Wattpad e conte-nos as novidades, projetos para até o final do ano de 2016, para o ano de 2017.


Em 2017 pretendo escrever contos baseados em músicas indicadas pelas leitoras, cada conto seria para a leitora da vez. Também fazer mais romance, mais fantasia. Publicar o resto da Jack Rock em físico e conseguir uma editora boa. Irei reformar Reich para a Amazon, o No rules será exclusivo Amazon e o Amor em Desafio permanecerá no Wattpad.

Reich – entre vampiros e deuses O Reich é um lugar de mistérios. Quem vê de fora, pensa que se trata de mais um clube seleto para ricos no interior do Brasil. Aparências, no entanto, podem enganar. Ele é muito mais do que um clube, é um refúgio para uma perigosa espécie.

Isadora sempre foi uma criança peculiar, não é todo mundo que consegue levantar um carro ou ouvir através da parede. Aos trinta anos, usa suas habilidades especiais para desvendar os mistérios do seu próprio passado, como a lembrança de uma mulher que Isadora acredita ser sua tia. As pistas a levam ao misterioso Reich, onde descobre que a verdade sobre seu passado é crucial para que ela sobreviva ao presente. Seu futuro se torna incerto e Izzy se vê presa em um jogo de mentiras milenares e sedução, onde ninguém é o que parece ser.

Entre no Reich com Isadora e descubra que confiar na pessoa errada pode ser... Mortal.

No Rules – não há regras no prazer

Esta não é uma história de amor. Você não encontrará nestas páginas declarações românticas. Curto, sexy e quente, No Rules é um conto sobre uma mulher que sabe o que tem e consegue o que quer, mesmo que precise quebrar algumas regras no caminho.

Amor em Desafio Você, caro leitor, já quis fazer parte de uma das histórias que tanto ama ler? Talvez tenha aquela música favorita que embalou sua vida e seria perfeita em uma história. Agora você pode ser uma parte ativa de um romance. Amor em desafio é uma coletânea de contos. Cada conto será inspirado em uma música indicada por um leitor.

A série Jack Rock já está completa na Amazon:

Box promocional da Trilogia Elle (Volumes 1, 2 e 3 ) na amazon (ebook):

Chris (Volume 4):

Box: Contos da Jack Rock

Café literário (Divulgação de livros): Page: https://www.facebook.com/Cafe7Literario777


#1 Não sei nem por onde começar, que mulher incrível e talentosa! Sou sua fã! Uma escritora fantástica que lacraaaaa por onde passa! 😎😄 Dominando o 1° lugar no ranking do Gênero Fantasia no WATTPAD por muito tempo com o livro "Reich" que é uma história para se apaixonar.

Escritora independente que publicou seu livro "Elle - Música, Amor e Amizade" em forma física. Uma trilogia que faz parte de uma série chamada "Jack Rock", e vem conquistando milhares de leitores. Tendo seu livro em Destaque na categoria romance do Wattpad. Possui 9 obras no Wattpad sendo 2 delas, projetos que ajudam autores brasileiros. Uma chamada: "Wattpad -Trocando experiências" que ganhou o Wattys 2016 e outra chamada: Café Literário - Indicações e Divulgações que ajuda indicando e divulgando livros do wattpad e resenhas da Fanpage e Blog Café Literário. Também escreve dois contos que já vem ganhando espaço e leitores da plataforma. Aretha VGuedes está no Wattpad, Facebook, Amazon, YouTube, Blogger, Twitter, Instagram, Skoob... ela está contagiando a todos com seu talento por onde passa. Foi administradora do maior grupo do Facebook de Wattpad Brasil. Mas o que mais nos torna admiradores da mesma é sua humildade, talento, simpatia, atenção, carinho e dedicação para com seus projetos e com todos ao seu redor.

Aretha querida, meus mais sinceros parabéns por tudo que já conquistou até agora, tenho certeza que é só o começo.

Agora compartilhe conosco seu segredo, eu sei que segredo não se conta 😆, nos dê alguma dica de como você consegue lidar e conciliar tudo isso em sua rotina diária?


Nossa! Muito obrigada por esta apresentação maravilhosa. Nem eu sei como consigo, tenho um marido e um filho quee stão ao meu lado e são compreensivos quando preciso escrever. Também durmo pouco, fico até tarde escrevendo e estou sempre conectada. O que vai pesar este ano é o meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), terei que parar um pouco para escrever algo mais acadêmico. Este foi o motivo de eu ter saído da administração do Wattpad Brasil, eram muitas funções e eu não estava conseguindo acompanhar o grupo como deveria.


#2 Como eu disse acima, sua obra "Reich" está dominando ininterruptamente (pelo menos até onde eu vi) o 1° lugar no ranking do Gênero Fantasia que é um dos mais concorridos do wattapd, toda a vez que eu olho, seu livro está lá em 1° lugar. Que orgulho deve estar sendo! Conte-nos como você se sente com essa conquista. A que atribui o sucesso desse livro em especial?


Eu quase surtei quando chegou em terceiro em Dezembro. Foi bem engraçado, estava na praia com minha família quando Clara Taveira me mandou o print do ranking para me parabenizar. Quase engasgo com a água de coco. Rs. Em Janeiro ficou em primeiro e de lá quase não saiu. Eu não esperava tanto carinho e que as pessoas se envolvessem tanto com a história, isso foi me instingando a elaborar mais e mais a trama. Uma história que era com vampiros e mestiços, terminou sendo muito maior, com a introdução de deuses mitológicos, profecia, reflexão sobre família e religião. Eu gosto muito de Romance, foi a categoria na qual comecei, mas a Fantasia é minha paixão desde nova. Ela te dá muito mais liberdade criativa, meios diferentes de envolver o leitor. Além disso, a Isadora é uma personagem forte. Os dois principais, na verdade, são muito fortes e poderosos. Porém, nenhum dos dois tentam rebaixar o outro. Percebi também que os leitores se conectaram com os personagens secundários e não apenas os principais. Um toque muito especial é a Luna, através dos diários de Luna é revelado como uma vampira criou uma criança mestiça. Os capítulos narradas por ela foram devastadores de escrever. Há o romance em Reich, mas não é o foco, afinal, a vida é muito complexa para ser vivida ao redor do dilema se o homem a quer ou não. Acho que foram essas diferenças que chamaram a atenção em Reich.


3# Uma pergunta de uma de nossas co-fundadoras do projeto, sua fã que leu seu livro em um dia: De onde surgiu inspiração para escrever Reich? E porque decidiu misturar mitologia na criação dos vampiros?


Opa, obrigada! Leu sem parar, hein? Rs Eu sempre amei vampiros, desde os anos noventa quando assisti Entrevista com Vampiro pela primeira vez. Anne Rice é diva. Sempre quis escrever um livro com essa temática, então, quando surgiu o concurso do RomanceBR, um perfil oficial dos Embaixadores do Wattpad, decidi participar com uma história diferente. O tema do concurso era um conto com "Amor à primeira vista", ele foi escrito em novembro ou dezembro de 2015 e contava apenas com os três primeiros capítulos de Reich. Terminava com ela fugindo da mansão de Heinz e decidida a se vingar. O conto foi um dos premiados no concurso, apesar de não ter quase romance nele. Um ano depois, quando finalizei toda a série Jack Rock, foi que recomecei a escrever. Eu tinha a ideia evolutiva para a origem dos vampiros, tentei me lembrar de todos os anos de faculdade de Ciências Biológicas para explicar os poderes vampíricos em termos de código genético e DNA. A Cecília, prima da Isadora, estuda o sangue de vampiros e mestiços, lembra? Ela até dá uma explicação sobre o não-envelhecimento deles por causa dos telômeros. Quem quiser enteder direitinho essa teoria, tem que ler o livro. A ideia dos deuses surgiu no capítulo 23, quando ele vai fazer um brinde e todos estão bebendo sangue ao invés de vinho.. Eu quis fazer uma piada com a ambrosia, a bebida dos deuses. E isso ficou em minha mente. "E se a bebida dos deues fosse realmente sangue? E se eles fossem vampiros?", pensei. Foi a partir daí que trabalhei na ideia de introduzir um mito sobre desues na história.


4# Seu livro "Elle - Música, Amor e Amizade" tornou-se físico de maneira independente e tem feito o maior sucesso em nosso meio e fora dele. Conte-nos como foi que decidiu publicar dessa forma? Porque? E como está sendo essa experiência? O que pode aconselhar a quem também tem vontade de publicar assim?


Decidi fazer independente porque vi muitos contratos ruins e muitos amigos com experiências terríveis em algumas editoras. Permaneci independente por puro medo de abrir mão dos direitos autorais e me arrepender depois. Quem for fazer independente, pesquise batante o revisor, o diagramador, o capista, a gráfica e os parceiros de divulgação. Tudo é você que decide. Procure saber a experiência da pessoa e veja se é um profissional de fato.


5# Você tem seus livros na Amazon. Considera uma boa plataforma para vender livros? Como tem sido essa experiência? Quando decidiu publicar na Amazon e porque?


A Amazon não é uma boa plataforma, é a melhor. Não tenho do que reclamar, eles são atenciosos e transparentes. Recomendo demais, lucro mais com a Amazon do que com o físico. Eu publiquei a primeira vez em outubro de 2015, exatamente porque não gostei das propostas de algumas editoras e prefiri arriscar sozinha.


6# A série Jack e Rock está conquistando milhares de leitores. Como foi que essa história chegou a você? Onde encontrou inspiração para essa história? Alguma experiência pessoal? Desde o início já era intenção ser feito uma série ou surgiu conforme escrevia o primeiro livro da série?


Eu acordava e dormia com dois rapazes conversando sobre uma garota em minha mente, eles não me deixaram em paz até que começasse a escrever. A partir daí, foi a Elle que não se calava mais em minha mente. Rs. Não teve nenhuma expperiência pessoal na área, bem que gostaria! Amo música. A intenção era fazer uma série, mas não do jeito que ela é hoje. Eu pretendia fazer um livro para cada componente da banda, mas terminou saindo a trilogia Elle, o box de contos e o livro do Chris.


7# Como surgiu a ideia do Blog, Fanpage e livro no Wattpad do Café Literário? Qual sua dica para quem tem vontade de ajudar autores brasileiros também?


O Café Literário, na verdade, não foi ideia minha. Eu era apenas a colaboradora, mas a Thamires Santos terminou saindo e eu fiquei com o projeot. Quem tem vontade de ajudar? Ajude! Divulgue, faça resenha, avalie na Amazon, no skoob, na página do autor, indique em grupos ou em qualquer rede social. A parte mais difícil de escrever é ser lido. Se você ajudar indicando, já estará fazendo muito por aquela pessoa.


8# Você é administradora do maior grupo no Facebook do Wattpad Brasil. Como lida com tudo o que acontece lá? Desde tretas, assuntos polêmicos a muitas pessoas divulgando seus livros e compartilhando assuntos desse mundo do Wattpad.


Eu não sou mais administradora de lá, mas posso dizer que é complicado.São tretas diárias, pessoas surgindo com ideias mirabolantes para as ensinar a administrar e intringas constantes. São mais de 26 mil cabeças pensatintes e de forte opinião. Tinha dias que eu precisava respirar fundo diversas vezes antes de digitar.


9# Você tem planos novos para os seus livros? Transforma-los em físico? Se sim, pretende fazer por editora ou independente?


Planos eu tenho, me falta a verba. Rs. Estou rezando para que a Amazon venha de vez com a publicação impressa para o Brasil. Se vier, adeus editoras pequenas. Preciso fazer uma tiragem do resto da Jack Rock e de Reich.


Foi um prazer conhecer um pouco sobre você. Estamos ansiosos pelas suas próximas histórias. Nunca desista de seus sonhos, valorize cada leitor, só o fato de estar6 compartilhando algo que saiu do seu coração com alguém já valeu a pena. Motivar, entreter ou inspirar pessoas é uma dádiva. Obrigado a você que dedica-se a isso.

Graças a pessoas como você, os escritores/autores, nosso mundo fica mais divertido, emocionante e podemos viajar a mundos e lugares talvez jamais visitados ou conhecidos antes.


Um grande abraço da equipe do Wattpad Br Divulgações, desejamos SUCESSO!

Eu que agradeço! Muito obrigada.

Um grande beijo, Lene Gracce.


Conheça os livros da Autora:

Conheça o livro físico da autora:


Conheça os seus livros disponíveis para adquirir em Ebook na Amazon:


POSTAGENS EM DESTAQUE
POSTAGENS RECENTES
CATEGORIAS
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page