top of page

Autora Lene Gracce

Oi, meu nome é Deise Cristtina e sejam muito bem vindos a nossa primeira entrevista! E para nossa estreia, não poderia ser outra pessoa se não a dona, a linda, a diva a fundadora (DA PORRA TODA, Brink's 😂. Mentira é verdade!) Lene Gracce. Além de uma excelente escritora e viciada leitora, é casada e empresária na área de publicidade. No projeto que criou para ajudar escritores do Wattpad ela é capista, blogueira, entrevistadora, beta, resenhista e divulgadora! Sem falar que montou uma equipe incrível com todos os times envolvidos nos projetos tornando deles seus amigos e fiéis conselheiros. Uffa essa mulher faz de tudo um pouco, e que tal conhecermos um pouco mais sobre ela?!

Chega mais Lene Gracce!




Apresentação:

Olá seus lindos e lindas do Wattpad. Tudo bem com vocês?

Sinto-me lisonjeada em fazer parte desse projeto, conheci pessoas incríveis, talentosas, confiáveis, divertidas e competentes que quero levar para a vida toda. A amizade de todos que estão comigo nesse projeto com certeza foi o melhor presente desse ano. Gostaria que soubessem o quanto são especiais para mim e que sem vocês esse projeto não existiria.


01 – Primeiro seja muito bem vinda... Então, o que te motivou a começar a escrever? E com quantos anos começou?


Muito obrigado. Minha maior motivação para escrever foi o meu pai (que faleceu já faz mais de 10 anos). Ele era escritor, professor de cursos na igreja, autodidata (tocava todos os instrumentos sem nunca ter feito curso algum), pregador, palestrante. Através dele eu me motivei a ler e escrever. Ele dava lições de casa pra lermos e fazermos resumos de histórias da Bíblia e lia todas as noites histórias diversas para eu e minha irmã mais nova antes de dormir. Ele nos deu de presente, certa vez, uns 4 livros gigantes (que eram maiores que nós) de contos de fadas. Eu deitava em cima daqueles livros lendo e viajando dentro das histórias das princesas e etc. Também nos comprava livrinhos pequenos (uma coleção inteira) de contos de fadas e da Bíblia. Foi assim que sei de cor todas as histórias mais conhecidas da Bíblia e todos os contos de fadas. Ele foi o meu maior incentivador à literatura de todos os tipos.


02- Qual foi o seu primeiro contato com a leitura e a escrita?


Desde muito nova eu participava de atividades na escola dominical na igreja. Escrevi pela primeira vez uma história baseada em Davi, da Bíblia. Eu tinha 10 anos e ganhei o prêmio (Uma Bíblia gigante ilustrada) do concurso pela melhor história. Foi um sonho realizado e tenho até hoje ela, passei pra minha sobrinha uma época. Depois só fui escrever uma história original aos 14 anos. Desde então, sou apaixonada em ler e escrever.


03 – O que foi a primeira coisa que escreveu? E qual foi o primeiro livro que fez?


O que escrevi pela primeira vez foi a história do Rei Davi, da Bíblia. Como ele era pequeno e mesmo assim foi escolhido dentre todos os seus irmãos e homens da época para ser o Rei e como foi perseguido pelo Rei da época, Saul.

Minha primeira história original escrevi aos 14 anos. Foi sobre uma menina depressiva que se automutilava escondida de todos. Uma fuga para lidar com a dor da perda do meu pai, que nessa época havia falecido em um acidente de moto.


04 – Eu já li muitos dos seus livros e eles são maravilhosos! Mas como consegue dar conta de 23 livros ao mesmo tempo?


Muito obrigado, você é uma leitora incrível, que muito me incentivou no início, quando eu ainda tinha medo de compartilhar minhas histórias. Alguns livros que eu escrevo, já tenho prontos ou quase prontos. Estou atualizando, revisando, pois a nossa escrita vai melhorando com o passar do tempo. Por isso fica mais fácil. Para dar conta de todos criei uma agenda semanal, da qual escrevo um capítulo ou mais de determinados livros por dia.


05 – Como eu já tinha dito são 23 obras, e todas com gêneros diferentes como você consegue escrever tantos ao mesmo tempo sem se enrolar com a história?


A dica para não se perder é ler. Sempre ler sua obra, quantas vezes for necessário e mesmo que saiba de cor. Antes de escrever cada novo capítulo, sempre leio um os mais dos anteriores para me atualizar e incorporar (nada de espíritos ok?! haha) a linguagem e o personagem, digamos assim. E também, leio muitos livros dos meus colegas escritores, sem preconceito e gostos pessoais, leio de tudo (com exceção para incesto, síndrome de Estocolmo e pedofilia). Considero pesquisa e também ter a mente aberta para novas histórias. Isso expande os nossos horizontes. Nunca deixo de ler e conhecer novas histórias.

Obs: atualmente (novembro de 2016) por motivos pessoais eu resolvi retirar alguns livros da plataforma para poder me dedicar aos que deixei e adianta-los. Os demais retornarei aos poucos a partir de janeiro. Família em primeiro lugar.


06 – Qual livro você julgou mais difícil de escrever? E qual foi sua maior dificuldade na escrita?


Com certeza o livro: "Os Olhos Insanos Dela" pela linguagem e história serem pesadas. Por conter assuntos polêmicos e as vezes, abordados de maneira baixa para atrair views no Wattpad. Como se tais sofrimentos e decisões erradas fossem uma coisa saudável para as pessoas. Por conter histórias reais de diversas pessoas pelas quais eu ouvi quando trabalhava em obras sociais (na igreja) e por ser inspirado em algumas pessoas próximas a mim. Foi e está sendo muito difícil. Resolvi levantar uma bandeira muito séria e ao escrever preciso ter o cuidado de representar bem todas as vítimas que passam ou passaram pelos mesmos problemas que a minha personagem Alice Spancer passa ou passou. A minha maior dificuldade tem sido escrever os traumas causados e com toda a certeza descrever algumas cenas pelas quais Alice recorda-se da infância, confesso que desde o prólogo ao book trailer lágrimas minhas foram depositadas durante o processo.


07 – Se eu disser que são mais de 30 personagens par dar conta não estaria mentindo... Então, dentre todos eles quais você mais gosta e qual mais odeia? E você se inspirou em alguém para fazer eles?


São muitos mesmo, tenho um sentimento especial por cada um deles. Mas se eu tiver que escolher uns, seriam os personagens principais de cada livro meu. Simplificando um pouco, os que admiro são Alice Spancer e Charles Lion da série: "Os Olhos Insanos", Pandora, Lucia e Benjamin de "Pandora - O Mundo ao lado", Luna e Valentin de "O Portal do Medo", David de "O Controlador de Mentes", Miranda e um personagem especial e misterioso que ainda não apareceu no livro "Miranda" e Matheus e Manuela de "Marcas do Passado - Da favela pro asfalto". Dos meus livros principais...

Os que odeio são: o pai de Alice e a mãe de Charles, Benjamin (sim, amor e ódio por esse personagem), a mãe de Luna e um personagem que ainda não apareceu, mas é o líder de um dos povos do Mundo ao lado, David (sim, outro amor e ódio), Enzo e Sulita e os pais de Manuela.

Me inspirei em pessoas próximas, pessoas conhecidas durante minha vida e muitos da minha mente mesmo.


08 – Dentre todas as suas obras a mais famosa, é "Os Olhos Insanos dela Vol.1" Logo no prólogo do livro vemos o alto número de votos e principalmente comentários que nos deixa de boca aberta! Além do enredo que conta a história de Alice (Não vou dar Spoiler haha). Como foi pra você escrever uma história?


Acabei respondendo essa pergunta em outra lá em cima. Mas confesso está sendo uma experiência incrível. Principalmente pelo fato de ter recebido vários e-mails e conversado com algumas pessoas que estão lendo ou já leram esse livro e se identificaram por terem passado ou estarem passando por algo parecido. Foi emocionante e gratificante ter ajudado uma menina de 16 anos recentemente com um caso parecido, saber que ela e sua mãe hoje estão sendo cuidadas por um psicólogo, tratando do trauma e que o agressor (seu tio) pagará em breve pelos seus erros, deixa-me emocionada. Só por essa menina já valeu a pena ter compartilhado a história.


09- De todos os seus livros, qual o seu preferido ou que tem um amor a mais?


Acho que posso afirmar que seja "Os Olhos Insanos dela", mas os 5 principais são os que já citei acima. São os meus favoritos.


10 - Como escritora qual sua maior dificuldade, e sua maior facilidade? Em qual gênero você acha que se sai melhor?


Minha maior dificuldade é descrever cenas de morte, sofrimento. Eu sinto muito pelos personagens também. Minha maior facilidade é criar a história completa em minha mente antes de escrever. O que torna muito mais fácil, é como se eles ganhassem vida e pedissem para que eu contasse suas histórias. Gênero: acredito que seja mistério, tem um pouco de mistério e segredo em cada livro meu, mas também tem romance em todos. Então, acho que nesses dois.


11- Você já riu ou já chorou escrevendo algum livro? (Eu já ri muito lendo teus livros haha)

Suas reações sobre meus livros são sempre incríveis.

Sim, já ri e chorei escrevendo meus livros. Tenho reações extremas tanto quanto leio, como quando escrevo.


12 - Você alguma vez já teve que mudar todo um capítulo porque esqueceu de colocar algo ou teve que mudar o rumo da história? (Isso já aconteceu comigo, na verdade acontece direto haha).


Não, ainda não tive que mudar nenhum capítulo. Mas, já tive que mudar o rumo da história. Isso acontece quando não tenho toda a história pronta em minha mente e ela vai se desenvolvendo conforme escrevo.


13 - Acho que para todos os escritores de forma geral, uma das coisas mas difíceis é ter a inspiração certa no momento certo para colocar suas ideias nos livros. Como você faz quando tem um bloqueio e/ou não consegue escrever do jeito que gostaria?


Simplesmente, largo tudo. Vou ler, assistir filmes, séries, conversar com minha família. Passo um tempo com meu marido só curtindo e até acompanho minha mãe, as vezes, assistindo suas novelas mexicanas à tarde. Não há muito o que fazer quando o bloqueio te visita. Aproveito ele para curtir outras coisas e espero que ele saia e vá visitar outro escritor. Quando menos espero simplesmente a inspiração vem e toma o seu lugar.


14 - Se pudesse trazer à realidade um personagem qual traria? (Obs: Ele ficaria com você durante 5 dias, o que faria?)


Interessante essa ideia... acredito que Alice Spancer para conversar com ela e dizer que mesmo que todos tenham desistido dela, eu não desistirei jamais. Diria a ela que tenho fé nela. Acredito que ela vai superar e ser feliz.

Outro seria o David: "O Controlador de Mentes", usaria ele para ler a mente de todos à minha volta. Quem nunca quis saber o que uma pessoa pensa de você realmente?


15 – Geralmente temos um horário em que nossa mente funciona melhor ou um lugar em nossa casa em que nos sentimos melhor e você tem?


Sim, claro. Sempre de madrugada na minha cama com meus fiéis companheiros (marido e celular haha) ou na cozinha na minha mesa de trabalho com o PC. Quando o silêncio é a minha melhor companhia para pensar e desenvolver uma história.


16 – Já escreveu algum livro sobre experiências próprias?


Sim, acredito que todo o escritor já colocou um pouquinho sobre si em algum livro. "Será que ele é?" por exemplo é inspirado (ou seja mudei muita coisa) em uma experiência pessoal minha.


17 – O que é mais difícil de escrever, o primeiro ou ultimo capítulo?


O último, pois eu nunca sei como terminar um livro de fato. Parece que ele nunca termina para mim, então sinto dificuldade em colocar um ponto final.


18 – Os comentários dos seus livros são muitos! Além de te elogiarem bastante. Como você age com tudo isso? Responde seus leitores ou não?


Eu simplesmente amo, me divirto muito com os comentários dos meus livros. São reações extremas as vezes, e sinto-me aliviada e realizada de ter conseguido a reação que eu gostaria dos leitores. Respondo ao máximo todos, sempre tiro um tempo para responder todos, até os que são só emojis. Os comentários são um feedback do nosso livro, eles nos inspiram, motivam e nos indicam se estamos no caminho certo.


19 – Já aprendeu alguma coisa com um personagem seu? Se sim o que? E quem foi ele?


Sim, com Alice e Charles tenho aprendido muito. Eles me ensinam que o amor não é só flores, que temos nossos traumas e precisamos conviver com eles, aprender a superar os que der e não deixar de viver por conta deles. Há sempre uma saída enquanto estivermos vivos. E o amor pode nos ajudar a superar tudo. Basta abrirmos nosso coração mais uma vez. Perdão, é uma decisão e não um sentimento. Você não sente que deve perdoar alguém que te feriu e que você odeia, você decide perdoar porque isso fará você se sentir livre para viver sem estar presa ao passado.


20 - Em algum momento já pensou em desistir de algum livro? Ou já desistiu?


Sim, várias vezes. Por motivos pessoais e por falta de tempo... Desde que estou no wattpad nunca desisti. Faz 3 meses que estou compartilhando minhas histórias. Mas no passado desisti muitas vezes, abri mão de ser escritora há muitos anos e só agora senti vontade de voltar a escrever.


[ PERGUNTAS PESSOAIS ]


01- Porque escolheu esconder sua identidade? (Sim gente, ela não fala quem é de verdade, nós ficamos igual Sherlock Holmes pra saber quem é haha)


Sim. Decidi começar com pseudônimo e sem fotos pessoais. A decisão foi para proteger minha identidade, minha vida caso compartilhar os livros seja somente um passatempo. Se eu decidir seguir adiante com os livros, ou seja, publicar por editora ou etc. Não terei como fugir de revelar minha imagem, até lá só amigos (escritores e parceiros) mais chegados me conhecem de fato, pois conquistaram minha confiança e eu a deles.


02- É casada? Como seu Marido lida com o fato de escrever? Aliás como sua família lida com isso?


Sim, sou. Há quase 5 anos. Meu marido tornou-se meu maior incentivador, depois do meu pai. Foi com seu apoio e incentivo que eu decidi começar a compartilhar meus livros. Ele tem muita paciência com minhas noites viradas acordada escrevendo. Leio tudo para ele, peço opinião e recebo além da sua opinião, críticas construtivas, sugestões e dicas de como melhorar. Ele já me deu várias ideias e me ajudou a finalizar uma história. É o único que sabe início, meio e fim de cada história, pois pacientemente passou uma tarde até de noite ouvindo todas as principais. Sem ele eu não teria tido coragem nunca de voltar a ser escritora. Minha família também apoia, eles tem suas vidas e correrias diárias, mas sempre que podem me dão atenção ouvindo minhas alegrias sobre as experiências que tenho tido com os leitores e com os livros. Eles conhecem as sinopses de cada livro, suas capas e o enredo dos livros. Não estão no wattpad por que realmente não tem tempo. A família que digo são: marido, minha mãe, irmãs, sobrinha e sogra. Os demais não sabem ou se sabem não comentamos sobre o assunto. Todos me apoiam em seguir adiante tornando minha paixão uma profissão como escritora, publicando meus livros.


03- Com tantas obras deve ser difícil dormir e fazer as tarefas domésticas! Como você consegue conciliar isso?


Com ajuda. Tenho muito apoio e compreensão da minha família e principalmente marido (que me ajuda até com os afazeres do dia a dia, ele tem sido um amor mesmo).

Dormir? É relevante. Não tenho uma rotina diária de sono. Como desde os 15 anos sempre preferi as madrugadas para ficar acordada. Geralmente durmo de manhã e acordo pro almoço. Ou então, viro a noite e o dia e só durmo a noite. Tudo depende, tem vezes que durmo muito e depois viro horas direto acordada. Sei que muitos não acham saudável. Mas há anos meu organismo é acostumado dessa forma. Se um dia eu achar que seja necessário criar uma rotina, farei com certeza.


04- Qual sua idade atualmente?


Tenho 27 anos, farei 28 anos em janeiro de 2017.


05- Qual seu maior sonho?


São vários, não posso contabilizar quantos e qual seja mais importante. Mas, referente à livros? Com certeza seria o de qualquer escritor. Participar com pelo menos um de seus livros da Bienal de Livros.

Você quer falar alguma coisa para seus leitores e amigos? Fique a vontade...

Assim como todos os seus leitores, eu amo seus livros e sua variedade de gêneros e de escrita! Então, nós do Wattpad Brasil desejamos pra você toda a sorte do mundo! Você merece isso e tudo mais.

Gostaria de agradecer ao meu marido por todo o apoio. Sem ele nada disso seria possível. Foi através do amor que temos um pelo outro que eu vivencio hoje todas as histórias de amor que li em diversos livros durante todos esses anos. Aprendi que o amor tudo espera, tudo suporta, tudo crê e jamais acaba.

A minha mãe por todo o apoio de todas as formas possíveis, minhas irmãs por acreditarem em mim, minha sobrinha e minha sogra por se animarem com o fato de eu ter me tornado uma escritora. Por se alegrarem comigo e me ouvirem pacientemente contando sobre tudo haha

Agradecer aos meus parceiros e administradores do grupo que começou pequeno e hoje tem mais de 100 colaboradores, fora todos que participam do grupo principal de bate papo entre leitores e escritores que já são mais de 220 pessoas. Os administradores tornaram-se meus grandes e confiáveis amigos, nos falamos todos os dias, nos alegramos, revoltamos e entristecemos uns com os outros. Com nossas vitórias e fracassos. Nos apoiamos em tudo. Nos tornando uma família do wattpad. Sem vocês também já tinha desistido desse sonho.

A cada leitor que leu, votou, comentou, me cobrou novos capítulos, me deu dicas e sugestões. Enfim, vocês são os motivos pelos quais escrevo. Obrigado por amarem os personagens que criei tanto quanto eu. Prometo não decepciona-los e jamais desistir de cada um deles.

Obrigado Deise, minha leitora, amiga, confidente, administradora, parceira, escritora de um dos livros que amo: "Diários de uma louca" e entrevistadora pela honra de fazer parte desse projeto de entrevistas.


Beijinhos a todos, Lene Gracce. 😘


Bom, eu amei fazer essa entrevista com a Lene Gracce! Lembrando que é só a primeira de muitas que virão com escritores do Wattpad!


Então fiquem atentos.

Até a próxima seus lindos... Beijos da Winchester 😘 User: @DeiseCristtina Escritora, Entrevistadora, Blogueira...



Conheça alguns livros da Autora Lene Gracce:

POSTAGENS EM DESTAQUE
POSTAGENS RECENTES
CATEGORIAS
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page