top of page

"O segredo das ideias"

Olá, uma tecla ou duas?

Eu sou Thomas Vênus, colunista do Blog Wattpad Br Divulgações. Tenho 15 anos, moro no interior de São Paulo e sou escritor a seis anos completos. Minhas matérias estão reunidas no quadro "Café com Teclas", onde espero sempre poder compartilhar meu conhecimento e descobertas com vocês. Esta é minha primeira matéria, portanto, conto com o feedback de todos os leitores para me aprimorar cada vez mais!

Tenha uma boa leitura!



O segredo das ideias.

Campinas, São Paulo, 30/11/2016.


Sempre que alguém lê meus textos ou escuta minhas ideias, vejo uma admiração por aquilo que acredito ser uma grande qualidade, mesmo que, às vezes, admito que me atrapalhe. Sou taxado como criativo.

Mas, o que significa ser criativo?

Segundo o Dicionário de Língua Portuguesa, criativo é: Inovador; que se destaca pela imaginação e pela capacidade de criar. Original; que se define pelo aspecto ou teor inventivo e inovador: mente criativa. Publicidade. Numa agência de publicidade, aquele que se encarrega da criação.

Entretanto, diante disso, surge uma nova pergunta: Todos podem ser criativos?

À essa altura, imagino que esteja meio perdido com o rumo desta matéria, porém, ser criativo é algo extremamente importante entre os escritores, principalmente aqueles que buscam desenvolver uma grande história. Podemos notar facilmente como uma história criativa se destaca no meio literário, sem precisar ir muito longe para tal: As Fanfics.

É impressionante como uma simples história, possivelmente escrita como todas as outras que nós, aspirantes a escritores, escrevemos, tem o poder de inspirar milhares de outras, que utilizam o universo ou os personagens da trama para criar suas próprias versões ou acrescentar suas próprias ideias.

Como seres humanos, somos atraídos pela originalidade, que, nem sempre pode agradar-nos, mas, mesmo com um sentimento intrigante, não deixa impressionar e deixar sua marca em nossas opiniões tão divergentes uma das outras.

Como resposta, garanto-lhe, é TOTALMENTE possível qualquer um ser criativo. O mais importante é alimentar sua criatividade, sempre com ideias frescas, curiosidade e muita persistência.

Já parou para pensar quantos pensamentos você tem em um dia?

Pode acreditar, você não lembra da metade deles. Eu diria que é um imenso desperdício, uma vez que, pode estar deixando magnificas ideias caírem no esquecimento. Costumo dar toda a atenção aos meus pensamentos, por mais insanos que sejam, com eles, sempre alimento minha insaciável criatividade, que pede, suplicante, por mais e mais. Assim, aos poucos, teço minhas histórias, tirando de cada acontecimento do meu dia, por mais simples que sejam, pensamentos brutos que, se tratados corretamente, florescem em material fresco para minhas histórias.

Talvez, um exemplo ajude:

Certamente, já ouviu falar em unicórnios. Para alguns, os maravilhosos animais místicos que já participaram de tantos outros contos, não passam de uma ideia boba e infantil, que, definitivamente não poderia dividir páginas de um livro com alienígenas, seres questionados pela ciência e alimentados nas lendas, que dividem opiniões por todo o mundo.

Mesmo que ambos não tenham provas concretas, seja para sua existência ou não, destaca-se uma visível divisão de um assunto sério e uma mera lenda infantil.

Todavia, ambos se mostram ideias interessantes e, talvez, possam originar, uma história muito interessante e... BUM!



Surge a criatividade!

Mas, é claro, histórias não se escrevem sozinhas, assim como ideia está muito longe de ação. É nesse momento que muitas histórias morrem antes mesmo de sua primeira palavra escrita. Torna-se necessário coragem. Não estou falando de enfrentar um horrível dragão ou apresentar um trabalho complicado para a sala toda, estou falando de coragem de enfrentar o pior medo de todo escritor: OS LEITORES.

Para escrever algo, e principalmente, postar, a coragem deve estar acompanhada de uma total disposição a críticas de qualquer tipo. Não chore, não morra, não se deprima. Sua obra é primeiramente feita para agradar o primeiro leitor: VOCÊ.

Sua história tem que te agradar antes de tentar agradar os outros, pois, acredite, alguns nunca vão gostar dela.

Escrever é ter o possível e o impossível em mãos, brincar com sua própria realidade e fazer um mundo do seu próprio jeito.

Não perca a chance de fazer a SUA história perfeita, da qual, tudo que quiser fazer, você fará. Sem leis da física, sem impossibilidades, sem inviabilidades.

Alimente sua criatividade e dê as palavras o poder que elas merecem. Não é fácil, mas nunca será impossível.

Com carinho,

Thomas Vênus.

POSTAGENS EM DESTAQUE
POSTAGENS RECENTES
CATEGORIAS
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page