top of page

"Como iniciar um livro"


Todos se perguntam como começar no Wattpad, parece simples: sente-se na frente de um computador e digite, certo? Errado. Escrever requer muito mais que simplesmente juntar palavras, precisa-se de uma ideia, um cenário e, principalmente, uma boa imaginação. Você deve estar dentro do livro. E é com a intenção de ajudá-lo a formular a ideia que estamos fazendo esse artigo.

Tem uma ideia? Ótimo, agora pense: quem é o meu protagonista? Quais são seus gostos? Ela prefere Nescau ou Toddy? Ele diz biscoito ou bolacha? Responda a todas as perguntas - com seriedade - pois cada detalhe é importante. Uma boa ideia é descrever num rascunho a personalidade de cada personagem, por exemplo: Fulaninha de Tal é tímida, ama música clássica e Ludwig Van Beethoven é seu maior ídolo, parece uma bonequinha de porcelana por fora, porém, tem uma língua afiada e sarcasmo é seu maior aliado. Lembre-se, até mesmo a cicatriz que ela tem perto da sobrancelha esquerda devido a um acidente de bicicleta quando criança é um detalhe importante, a mesma coisa vale para seu vilão, a melhor amiga ou amigo e todo o leque de personagens, faça isso porque esses pequenos detalhes ajudam a construir a história de cada personagem. Seja criativo (sim, isso é uma ordem)!

Okay, okay, você já tem os personagens, agora responda: onde eles moram? Nova Iorque, Paris, Londres? É preciso saber pelo menos um pouco sobre a geografia do lugar, por exemplo: em Nova Iorque temos o Central Park, a cidade parece tremer por causa do metrô (digo por experiência própria), é muito quente durante o verão, mas os ventos ajudam a controlar um pouco, é um pouco trabalhoso, mas dá mais credibilidade à sua história. Isso, é claro, se escolher um lugar que já existe, pois é fácil criar um novo universo desafiando a química, física e biologia. Mas saiba que mesmo criando, não dá para fugir de certas coisas, como nomear uma londrina Arwen e uma fada Jubiscreia. Além do mais, não tem como se estar correndo numa floresta de pinheiros, onde a temperatura é baixa e muitas vezes neva e, ao sair de lá, o personagem se deparar com um deserto, não tem cabimento, certo? A não ser que ele esteja sob efeitos entorpecentes ou algo parecido, se não, não funciona

Sinopse. Ah, a sinopse. Não tem como se chamar a atenção dos leitores sem a capa, óbvio, ela representa algo importante na história ou a resume por completo, mas a sinopse também influencia e muito. Nem sempre as pessoas se sentem confortáveis fazendo-a, ou porque sentem que estão revelando demais ou porque estão sendo muito vagos. Tente escrever algo que faça o leitor pensar "parece ser legal, acho que vou gostar", para isso, peça a um amigo para ler a sua sinopse ou leia sinopses de livros de sua preferência (minha sugestão: Cruel e A menina que não sabia ler).

Além da sinopse, o tamanho de um capítulo pode confundir. Chegamos à conclusão que cerca de duas mil palavras é o ideal, claro, se você conseguir material o suficiente para tanto, se vier com mais ideias, ultrapasse, mas cuidado: se despejar todas as ideias num único capítulo porde fazer com que os outros pareçam vazios de conteúdo. Por falar em capítulos, uma dica que damos é que no final interaja com os seus leitores, deixe um recadinho que os encoraja a continuar a ler sua história, ajuda e muito! E não só os recadinhos, deixe seus leitores saberem o possível dia para você postar mais capítulos. Claro que nem sempre terá a capacidade de postar no dia marcado, pois somos escritores, ou seja, somos humanos e temos problemas fora. Nestes casos, deixe uma nota breve se desculpando caso você não possa postar naquele dia ou semana, mas sempre faça seu melhor para estar em dia com a data. Os leitores tem os livros como uma boa dose de café. Café é viciante e sua história também é.

Imagine a seguinte situação: está no meio de uma historia e não consegue prosseguir, não importando o que faça? Calma, isso se chama bloqueio criativo, não dura para sempre (pode demorar a passar, mas é certeza que um dia vai embora), então não se martirize. Deixe fluir.

Nós, pelo menos, acreditamos que não existe criatura mais inteligente que o escritor. É ele quem cria um mundo completamente novo, uma nova criatura, um novo jeito de se pensar, se você seguiu esses passos básicos, só resta uma pergunta: vai bombar? Não sabemos! É necessário divulgar, ou então ninguém a descobrirá. Para quem está iniciando agora, não desista antes de ao menos tentar. Você têm potencial. Acredite em si mesmo. São as histórias que escolhem os escritores, se você foi escolhido, deixe-a ser lida, deixe-a criar asas.

A sua história é como um portal, tanto para você que a escreve quanto para os seus leitores. Muitas vezes é uma rota de fuga do cotidiano. E tanto você, escritor, quanto o seu leitor podem viajar a diversos lugares sem sair do conforto de suas respectivas casas. A leitura é sim uma janela da alma 😉

E como diria a nossa rainha Inês Brasil, bota a cara no Sol, mona!


Por Gabriela e Natasha. GabiZemp e NatashaRangelNery


POSTAGENS EM DESTAQUE
POSTAGENS RECENTES
CATEGORIAS
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page