top of page

"A importância da personalidade no personagem"




Nessa maravilhosa plataforma chamada wattpad há infindáveis histórias, muitos heróis e vilões exemplares, mocinhos e revolucionários inspiradores, mas cedo ou tarde você encontra o temido personagem sem nexo, que na melhor das hipóteses é chamado de bipolar, mesmo não sendo um. Os "sem alma" são um problema? Sim, com certeza. Os livros e suas palavras tem poderes; o autor tem uma grande responsabilidade: Criador e criatura, cabe ao criador decidir se o personagem se tornará um ex-men ou um monstro. A questão é: o seu livro pode atingir muitas pesssoas, dando a elas o poder de conhecer, questionar e criticar a si mesmos. Um autor que dá uma personalidade incoerente aos seus personagens perde a credibilidade, um forte exemplo que vejo muito na comunidade é basear o personagem em pessoas reais e famosas, acho uma bela jogada pois tal já vai ser amado (ou odiado) pelos leitores, agora que vem o pior; muitas vezes são atribuídas a eles atitudes e pensamentos horríveis, fazendo com que muitos leitores imaturos associem aquilo como normal. Um exemplo que não me saí da cabeça, e que inclusive foi a inspiração dessa matéria um livro com temática BDSM onde o PP era um cantor muito conhecido e amado, resumindo: ele é um traficante, compra a "mocinha virgem" e a estupra, até aí tudo bem, um assunto delicado que deve ser abordado com respeito, mas a mocinha começa a gostar do estuprador sádico, certa vez ela tinha acabado de ser abusada depois de tirar o sangue de seu corpo foi para a cozinha logo após dançar com a empregada, entende o que quero dizer? Falta coerência. Se o livro tratasse de transtornos psicológicos nada tinha a reclamar. Não citarei o livro mas tenho a dizer que muitos comentários são ofensivos como: "Mesmo ele fazendo tudo isso eu entendo e o amo". "Amo ver treta". Isso não é normal, elas amam o ídolo e não o estuprador, será? Se você ainda não acredita que a personalidade e o desfecho de uma história pode influenciar a vida de alguém lhe deixo um desafio:

Já citou frase de livro com a qual se identificou? Seguiu conselhos ou atitudes de algum deles? E a melhor de todas... Já desejou estar dentro de um livro?

Se responder sim para duas dessas perguntas estarei certa, caso contrário me perdoe?

O leitor apaixonado faz dos livros seu guia de aprendizados, pois a arte imita a vida, certos temas devem ser tratados com cuidado e coerência, caso contrário não será válido. Escreva sem moderação, mas de alma ao seu personagens seja ele vilão, mocinho ou troll, até a fantasia não pode perder sua parcela de humanidade. Leitores, tenham cautela e filtrem muito bem o que vão acreditar e levar para a vida.


Att,

BeiGil.

POSTAGENS EM DESTAQUE
POSTAGENS RECENTES
CATEGORIAS
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page