top of page

"A dificuldade de escrever gêneros diferentes."

Título: Por que se permanecer confortável, ao invés de inovar? Colunista: Jhonatan R.M.


Muitas vezes ao procurarmos livros de concursos no wattpad, a gente se depara com desafios tentadores, que no entanto quase sempre nos fazem desistir por nos afrontar com gêneros literários no qual, temos pouca experiência ou não temos nenhuma intimidade. Também há casos, como quando nos pegamos pensando em aventuras, que só ficam mesmo em pensamentos e que nunca são transpostas para um capítulo, por não sabermos desenvolvê-las como queríamos. O fundamental nesses casos não é se opôr, e sair da página e sim se dispor a tentar coisas novas e se realizar como escritor, atuando em diversas áreas literárias. O imprescindível para que suas ideias se encaixem conforme os requisitos de algum concurso, ou as exigências individuais começa pela forma mais simples possível: uma pesquisa. Busque informações sobre o gênero que você quer passar a praticar e sua cultura, e leia obras parecidas com o modelo esquematizado por você. Não tem para onde fugir, é o básico a pesquisa para adquirir o mínimo de conhecimento sobre algum assunto. Se você não fazer acontecer, nada vai ser realizado sozinho. Depois de uma proveitosa pesquisa é hora de começar a escrever? Não. É hora de adaptar o seu projeto fictício conforme a estrutura literária almejada. Não estou falando de seguir apenas preceitos, nem de colocar coisas que podem alterar e acabar por deixar seu livro sem graça, mas estou falando de captar a essência do gênero. Vou explicar com alguns exemplos:

• Se for uma história de romance, você não precisa usar clichês para escrevê-la, além de deixar a obra muito batida e sem emoções, pode desmotivar um leitor que realmente possa admirar o que está escrito. Você pode simplesmente colocar conceitos típicos, um amor com encontros e desencontros, um fator que sempre desvie o casal, e um objetivo forte que os faça ficar juntos na sua narrativa. Esse tipo de coisa é o essencial de um romance, mas a forma que você vai desenvolver e como vai escrever depende única e exclusivamente da sua pessoa, a sua história precisa ter a sua essência, as pessoas precisam ler, conhecer as características descritivas e reconhecer os elementos usados por você.

• Se for uma história de terror, temos que ter bastante cuidado também. Como sabemos esse gênero é rodeado por clichês, e eles podem frustar o leitor muitas vezes, e os novatos nessa área podem acabar seguindo o caminho errado. Você pode tentar fazer algo novo, mas verá que sempre cairá na mesma situação, então encontre um jeito de usar os "clichês" a seu favor. Tipo, quando uma mocinha vê alguém arrombar a porta de sua casa, a primeira coisa que ela faz é subir as escadas e se esconder no guarda roupa, mas que tal mudar esse final óbvio? Não é melhor fazer algo mais emocionante, que prenderá o leitor até a última palavra do capítulo, ou até mesmo do livro? Que tal se a mocinha se tornasse independente o suficiente, que não precisasse se esconder e pudesse muito bem enfrentar o indivíduo? Será que ela não seria maléfica e forte o suficiente para torturá-lo e o fazer se arrepender? Afinal as mulheres têm conseguido seu lugar de destaque nos últimos anos nas histórias, o chamado empoderamento feminino. Lembrando que isso é só um exemplo, não estou aqui para glorificar ninguém.

Depois de pesquisar e adaptar a sua ideia para que fique de acordo com o gênero escolhido, agora é hora de transformar seus pensamentos em palavras, frases, páginas, capítulos e mais capítulos. Não seja aquele tipo de pessoa que ao chegar no meio do projeto desiste, por achar que está diferente demais dos outros livros e que ninguém gostará, pois poderá se arrepender. Afinal as "inovações" literárias são o que vem fazendo sucesso aí no mercado. Pode não valer muito com relação a plataforma do wattpad, porque temos consciência que a maioria dos leitores prezam por algo como romances pastelões e fanfics mal escritas, aproveitadas apenas pela imaginação sonhadora de um(a) fã. Mas, convenhamos que livros com propostas diferentes despertam a atenção de muitos admiradores de uma boa obra, e o fato da história parecer o mais original possível pode te render uns pontos e votos a mais, que outro concorrente naquele concurso em que você está participando. Ou até mesmo impressionar aquele amigo. A situação é a seguinte, você não precisa seguir fórmulas para talvez conseguir o sucesso, muitas pessoas pelo mundo a fora se realizam de forma inesperada. A questão é mais fácil de ser resolvida do que você pensa. Ficar na zona de conforto pode parecer mais fácil, porém te atrapalha mais do que é possível imaginar, pois no mundo em que estamos, aquele com o fator irreverente e que mostra ser resiliente, são os mais capacitados a cargos altos e reconhecidos. Escrever gêneros literários discrepantes daquilo que é acostumado, pode te abrir portas a novas sensações e atingir um objetivo que você pode nunca ter desejado, mas vai te fazer muito bem. Você no fim vai obter experiência, e porventura, descobrir que aquilo em que se dedicava fielmente, podia não ser a aposta certa.

POSTAGENS EM DESTAQUE
POSTAGENS RECENTES
CATEGORIAS
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page